Jornal: O Povo
No site do jornal, a forma como os títulos são construídos é bastante uniforme nas diversas seções do site. São utilizados basicamente os seguintes elementos: antetítulo, título e subtítulo. O antetítulo é sempre uma palavra, usada para definir o assunto da notícia. No entanto, isso não é feito com a utilização de palavras que possuam, dentro do contexto jornalístico, sentido definido, estabelecido, como por exemplo “Política” “Brasil” ou “Internacinal”, mas sim com palavras de sentido amplo, que tenham a ver especificamente com o assunto abordado na notícia. Como exemplo, essa (http://www.opovo.com.br/politica/724870.html) e essa outra noticia. Os títulos são construídos da forma tradicional: sujeito + verbo + complemento. A exceção talvez sejam os títulos do caderno Vida e Arte, que por pertencerem a textos menos factuais, permitem formas mais leves. Os subtítulos também são simples, contendo informações complementares ao título.
Blog: Blog do Noblat
No Blog do Noblat , a construção dos títulos assume formas mais variadas. Talvez pela própria natureza do meio - o blog – a construção os títulos parece ser menos rígida. Alguns títulos seguem a forma tradicional, outros são mais criativos, menos “duros”. Quanto à antetítulo e subtítulo, esses elementos quase nunca aparecem no Blog. Há o título do post, e logo abaixo o corpo do texto. Em alguns posts existem links, que de alguma forma acabam servindo como coordenadas.
Portal: UOL
No portal escolhido, o UOL , a grande quantidade de títulos dificulta a análise. Há sempre a presença de antetítulo, que é usado tanto para se referir ao assunto da matéria quanto para se referir em que parte do portal a matéria está localizada. Os títulos e geral seguem a forma tradicional. O uso de subtítulos não é comum. Algumas matérias, principalmente aquelas que estão em lugar de destaque, possuem coordenadas.
terça-feira, 4 de setembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário