terça-feira, 16 de outubro de 2007

Web 2.0.

Colaboração dá o tom das mudanças na internet


A expressão Web 2.0, criada em 2003 pela empresa americana O’ Reilly Media, designa a segunda geração da World Wide Web, a famosa www. O termo e o conceito que ele traz são novos, portanto não existe ainda um consenso a respeito do que eles querem dizer exatamente. A verdade é que a Web 2.0 ainda está em construção.

Apesar das múltiplas definições de Web 2.0, é possível descrever o termo como sendo uma nova forma de encarar a Internet, reforçando ainda mais a idéia da rede como um espaço onde a troca de informações e a colaboração entre internautas são os elementos principais. O objetivo de tudo isso é tornar a Internet ainda mais dinâmica, dando aos usuários a possibilidade não apenas de consumir informação, mas também de produzi-la.

Assim, é importante ressaltar que o a expressão Web 2.0 não se refere a mudanças técnicas no funcionamento da Internet, mas sim a mudanças na forma de produzir e consumir os conteúdos. No entanto, alguns críticos do termo defendem que não existe uma Web 2.0, dizendo que não há nenhuma nova tecnologia, idéia ou conceito envolvido aí. Para esses críticos, o que existe é apenas uma evolução natural no uso da Internet, mas nenhuma grande revolução.

Seja como for, é inegável que a Internet tem se tornado ma ferramenta cada vez mais complexa, em que os softwares e conteúdos têm a possibilidade de serem corrigidos, alterados e melhorados a qualquer hora, de acordo com o uso que o internauta faz.

Nenhum comentário: