segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Convergência - várias linguagens, várias funções, um só suporte.

Nos últimos anos, é cada vez mais comum ouvirmos a expressão convergência, seja como convergência digital, convergência tecnológica ou convergência midiática. Não é à toa. Se antes cada equipamento tecnológico ou de comunicação tinha seu suporte próprio e sua linguagem específica, hoje a tendência é o agrupamento de diversas tecnologias em um só suporte.

É exatamente isso que chamamos de convergência digital: quando duas ou mais tecnologias se interligam e estão presentes em um mesmo suporte, utilizando uma mesma interface.

Embora a palavra convergência esteja sendo bastante utilizada nos últimos anos, passando um conceito de modernidade, a idéia em si, se pararmos para pensar, não é tão nova assim. O aparelho de fax – hoje quase um defunto - por exemplo, pode ser citado como exemplo de um início de convergência. No entanto, o fato é que a convergência tem se acentuado bastante desde a década de 90. Chegamos por exemplo ao uso que fazemos atualmente dos computadores e da internet, que unidos, oferecem aos usuários inúmeras tecnologias ao mesmo tempo: televisão, rádio, música, telefonia, diversos tipos de comunicação, etc.

Como um dos mais recentes exemplos de convergência, podemos citar o Iphone, da Apple, que além de reunir diversas funções em um mesmo aparelho, possui uma interface inovadora. A tela sensível ao toque é um dos grandes diferenciais.

Nenhum comentário: